×

Como Conseguir Perdoar a Traição

Como Conseguir Perdoar a Traição

O MAIOR DE TODOS OS SACRIFÍCIOS

Como conseguir perdoar aquele que me traiu? Se o seu cônjuge lhe traiu e já lhe causou muita dor e decepção e vocês estão tentando seguir em frente, siga este conselho:

É necessário que você aperte o botão “reiniciar” e comece a pensar em perdoar.

Quando seu computador trava, você tem de reiniciá-lo para que ele apague o que estava dando problema, certo? Da mesma maneira, para seu casamento funcionar você tem de reiniciá-lo através do perdão.

A PRÁTICA DE PERDOAR

  • O perdão não é algo que sentimos vontade de fazer. Sua vontade é de punir a pessoa. Você acredita que perdoar faz com que a pessoa não sofra as consequências de seus atos, então guarda rancor, como forma de vingança. Existe um ditado que diz que guardar mágoa é como tomar veneno de rato e esperar que o rato morra. Pense bem, o rato não vai morrer! É você quem está tomando o veneno, é você quem vai morrer, enquanto o rato continua vivinho da silva, correndo para lá e pra cá, Quem perde com isso? VOCÊ.
mulher-triste-perto-da-janela-menina-abandonada-e-depressao-gerada-por-ia_406939-9570 Como Conseguir Perdoar a Traição

Perdoar alguém é dizer: “Eu me importo mais com a minha PAZ interior do que com a decepção que você me causou”.

Faça por você!

O Perdão

  • A Mágoa ela escraviza, é um fardo e, por isso, não combina com inteligência. Para que carregar um fardo que não precisa ser carregado? A outra pessoa já esqueceu e olha para a frente, mas você está aí, ruminando o passado. Perdoe, não porque a outra pessoa merece, mas para não carregar algo que nem ele está carregando.
  • É um lixo emocional. Quando você alimenta mágoa, está comendo lixo. Você ingere a comida mais podre que poderia imaginar, carrega nas costas o saco de lixo orgânico em decomposição que lhe servirá de jantar e faz questão de se agarrar a mágoa quando alguém lhe pede para deixar aquilo para trás. Sei exatamente o que é isso. Eu fiquei com mágoa da pessoa que me traiu e muita raiva das pessoas que fizeram parte da traição.

“Aprenda a Perdoar e Tirar Proveito da Traição”

No período que estava casada com a pessoa sem saber o que acontecia, prometi a mim mesmo que se eu descobrisse alguma traição, contrataria alguém para dar uma surra bem dada dando o troco, para ele pagar pelo que fez. Quando me lembrei de ter aprendido na igreja e ouvi o pastor falar sobre perdoar os inimigos, meu primeiro pensamento foi: É fácil para falar isso porque ninguém sabia o que eu estava passando.

Talvez seja o que passa em sua cabeça enquanto lê sobre o perdão. Eu também não entendi, no início, mas com o passar do tempo percebi que ele não estava pagando nada com minha mágoa, eu é que estava pagando. Quando entendi que devia perdoar para o meu bem, me interessei em saber como poderia fazer isso, já que não tinha vontade alguma.

Decisão

O poder que temos nas mãos:

  • A primeira coisa que você precisa saber a respeito do perdão é que ele não nasce de uma vontade, mas de uma decisão. Decidir perdoar nem foi tão difícil, já que eu havia entendido: era o certo a se fazer. Precisava agora conseguir seguir em frente.
  • O segundo passo é começar a orar pela tal criatura, pedir a Deus por ele. Muitos que continuam carregando seu lixo emocional dizem orar por seus inimigos. No entanto, o que falam em suas orações não se encaixa nessa categoria.

Por exemplo, não espere resultado positivo contra a mágoa se você diz: “Senhor, faça o João pagar pelo que fez”, ou “Deus, pese a mão sobre a Maria”. Isso não é orar por seus inimigos! Isso é despejar seu rancor em algo que Deus não vai ouvir. A Bíblia nos orienta a abençoar os que nos perseguem e reforça: Abençoai, não amaldiçoeis. Este é o ponto.

 

No começo, minha oração não era sincera. Eu começava a orar por ele, pedia para Deus abençoá-lo, mas queria mesmo pedir para Ele mandar um raio em sua cabeça. Ignorando minha vontade de vê-lo partido em milhões de pedacinhos, continuava minha oração sem graça. “Com o tempo, aquela pedra em meu coração se desfez e eu passei a ver aquela pessoa com outros olhos.

O Terceiro passo Então, dei: passei a olhar para a frente. Percebi que tinha de ser prática, olhar para trás não era inteligente. O que ele fez, já estava feito. Se ele tivesse de pagar alguma coisa, pagaria diante de Deus, eu não tinha mais nada com isso.

Percebi que eu também era cheia de falhas, não podia exigir dele perfeição, pois não sou perfeita. Se Deus, que é perfeito, me visse com o mesmo rigor com que eu via aquela pessoa, estaria perdido! Mas se recebi o perdão dEle, como não perdoaria também? Perdoai nossas dívidas assim como nós perdoamos os nossos devedores.

A oração me ajudou a mudar a maneira de enxergar

Se você não perdoa, nem o Pai-nosso você pode orar, já pensou? É injusto eu querer algo que não estou disposto a dar.

“Aprenda a Perdoar e Tirar Proveito da Traição”

Aí está a diferença entre o amor verdadeiro e o amor sentimento.

Seu coração, o centro das emoções, estará sempre pedindo para fazer o que você tem vontade em vez de fazer o que é preciso. Você sabe que o certo é ir falar com seu cônjuge, mas não sente vontade de ir. Seu coração faz com que sua cabeça justifique sua vontade, dizendo: por que eu tenho de falar? Ele é que estava errado! Mas se você usa a cabeça e domina seu coração para não viver por suas emoções, vai e faz o certo, ainda que contra a sua vontade.

É uma guerra constante. Não posso prever o que vou sentir, ninguém tem esse controle. O sentimento vem. Mas eu tenho o controle de minha cabeça, posso determinar o que vou pensar, como vou reagir diante daquele sentimento. Tenho de usar minha inteligência quando meu coração está usando o sentimento contra mim.

Acha difícil?

Mas você mesmo faz isso todas as manhãs, principalmente às segundas-feiras, quando o sacrifício é naturalmente maior. Você não quer levantar da cama. Sua vontade é continuar deitada. Programa o despertador para “mais cinco minutinhos” e desaba de volta ao mundo dos sonhos.

Mas quando ele toca novamente, sua cabeça diz: Não, você não pode faltar. Não pode chegar atrasada de novo. Tem que trabalhar! Você se levanta, se arrasta até o banheiro, lutando contra si mesma. Se for necessário, se enfie embaixo do chuveiro gelado só para mostrar ao seu coração quem é que manda. Resignado, ele não insiste mais e consegue tomar seu café da manhã e ir para o trabalho. Se não fizesse isso, não teria emprego, não é mesmo? É assim que se vence essa guerra dentro do seu casamento. É um sacrifício, sim, mas perfeitamente executável.

Tudo que é bom é caro e trabalhoso.

 

Share this content:

4 comments

comments user
Marize Muniz

Vdd

Publicar comentário